A NOVA CARTA DE VERÃO DO MOSTEIRO DO LEITÃO É UMA ODE À IRREVERÊNCIA
– Novas formas de comer leitão e uma total revolução nas sobremesas são as grandes novidades do Mosteiro do Leitão
Se há uma nova carta de verão, então também já é sabido que os clássicos continuam e por isso poderá esperar, como sempre, o delicioso Leitão à Mosteiro, assado nos nossos fornos a lenha. Mas com o tempo quente, foi também altura de trazer irreverência para a mesa do Mosteiro do Leitão – e em novas formas de poder comer esta iguaria tão desejada. É logo aí que entram três pratos vencedores de três alunas no concurso EstrELA Monumental, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
A Pera Recheada com Leitão e maionese de laranja (entrada fria), os Ovos Rotos com Leitão (entrada quente) e o Tortellini de Leitão (prato principal) são então três novas formas de poder comer o nosso tão desejado leitão. A primeira num mix entre o doce de uma fruta da região e o salgado do leitão, os Ovos Rotos como tapa já bem conhecida dos portugueses, enriquecendo-a com cebola roxa e pedaços de leitão; e por fim uma massa recheada com molho pesto, bem ao estilo italiano.
O outro prato vencedor do concurso é uma sobremesa, neste caso “A Laranja que virou Estrela” e trata-se de um new york cheesecake com base de bolacha e gel de laranja, super refrescante, tal como se quer no final de uma refeição.
Estes três pratos estarão disponíveis durante o verão e têm um cariz social – o total das vendas reverte a três instituições femininas escolhidas pelas alunas. Poderá escolher, experimentar e ao mesmo tempo ajudar uma causa!
Voltando às sobremesas, estas sim, sofreram uma grande revolução. São agora 10 os novos doces que poderá experimentar. As sobremesas foram idealizadas pelo Chef Rúben Rodrigues e são apresentadas numa grande variedade de sabores. “Como se trata do verão, a inspiração surgiu de sabores mais frescos e exóticos com elementos diferenciadores e que podem ser apreciados em cozinhas internacionais”, justifica o chef pasteleiro. “Por outro lado, o abacaxi em forno de lenha relembra a autenticidade e o prezar do tradicional do Mosteiro, que já tanto nos dá no dia-a-dia”, remata.
Os nomes dos pratos são bastante peculiares, entrando no espírito e momentos que o Mosteiro do Leitão quer fazer sentir aos seus clientes. Além da “Laranja que virou Estrela”, temos também a Jóia do Trono (babá au rum, creme inglês de chocolate ruby, colis de framboesa e lima), Inseparáveis (mousse de chocolate e avelã, caramelo fumado, praliné de avelã e avelãs caramelizadas), Amante de Mirtilo (massa folhada caramelizada, mousse de mirtilo, mirtilos macerados e gelado de morango), Encontro Inesperado (strudel de amêndoa, mousse de queijo creme, geleia de frutos tropicais e crocante de abacaxi), Ananás em Forno de Lenha (ananás em especiarias assado, iogurte cremoso de baunilha, gelado de baunilha e crumble de avelã), Creme Queimado (crème brûlée, abacaxi caramelizado, creme de coco, sponge cake de coco), Choux Choux (choux, creme de amendoim, praliné de amendoim, crocante de baunilha e gelado de baunilha), Irreverência (pavlova, creme de pistacho, colis de morango e morangos macerados) e Agridoce (bolo de baunilha, creme de chocolate, crocante de chocolate e gelado de limão).
Para Zita Freire, CEO do Grupo FF, esta nova ementa de Verão é “um espelho dos momentos de felicidade que queremos proporcionar aos clientes, adicionando à mesa elementos de irreverência aos já conhecidos clássicos”, explica.
Para clientes exigentes, o Mosteiro do Leitão (e restantes empresas do Grupo FF) aposta cada vez mais em opções personalizadas a todos os paladares e estilo de vida. Até porque à mesa os momentos são de felicidade e partilha!